Carregando

Aguarde
19/09/2018

Hoje (19/09),  no Clipping Fepesp, as principais notícias:

- 97 anos de Paulo Freire
- Crítico da ‘reforma ‘ toma posse no TRT 15ª região

 

EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Nos 97 anos de Paulo Freire, curso online discute a Pedagogia do Oprimido
(Instituto Paulo Freire;  19/09)
https://bit.ly/2xuFxev

Hoje, o patrono da Educação brasileira, Paulo Freire, completaria 97 anos. E começa amanhã o curso online “50 anos da Pedagogia do Oprimido", organizado pelo Instituto Paulo Freire. São nove videoaulas ministradas pelos professores Moacir Gadotti, Mário Sérgio Cortella, Carlos Rodrigues Brandão, José Eustáquio Romão, Paulo Roberto Padilha, Ângela Biz Antunes, Francisca Pini, Sônia Couto e Sheila Ceccon.
Saiba mais e inscreva-se em: https://www.eadfreiriana.org.br/semanapedagogica.

 

Teto de gastos compromete Plano Nacional de Educação
e aprofunda desigualdades

(Brasil de Fato;  18/09)
https://bit.ly/2Nj9Q1u

O principal instrumento da política educacional, o Plano Nacional de Educação (o PNE, Lei nº 13.005/2014) está pouco presente no debate eleitoral. Mais do que isso: sua aplicação foi seriamente comprometida pelas políticas de austeridades implementadas durante o governo de Michel Temer (MDB). Essa é a percepção da educadora popular, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora executiva da ONG Ação Educativa, Denise Carreira.

 

Startups de educação se popularizam na esteira
das pequenas escolas privadas

(Gazeta do Povo; 17/09)
https://bit.ly/2xwBf5c

"Estudo identificou mais de 350 startups desse tipo no Brasil. Impedidas pela burocracia de atuar no setor público, elas miram as instituições privadas de educação básica"

 

Skaf usa dado impossível de provar ao elogiar
escolas do Sesi e Senai

(Agência Publica;  19/09)
https://bit.ly/2pjxmwL

Candidato diz que levou unidades a padrões internacionais, mas não há dados comparativos que comprovem a afirmação.

 

Governo estuda pedir vacina para matrícula em escolas
(Agora;  19/09)
https://bit.ly/2xASy5s

Em uma tentativa de reverter a queda nos índices de vacinação de crianças, o Ministério da Saúde estuda tornar obrigatória a exigência da carteirinha nacional de imunização como requisito para a matrícula nas escolas. Atualmente, a apresentação da carteirinha de vacinação é cobrada por parte das redes de ensino na matrícula dos alunos, mas não há regra federal sobre o tema. Agora, a ideia é fazer uma portaria conjunta com o Ministério da Educação para regulamentar essa exigência.

 

EDUCAÇÃO SUPERIOR

O futuro dos empregos
(Estadão; 17/09)
https://bit.ly/2DaVEmt

Deve haver um aumento de demanda em ocupações relacionadas à tecnologia, como analista de dados, desenvolvedor de software e aplicativos, especialista em comércio eletrônico e em mídias sociais.

Está em andamento uma revolução no mundo laboral, com efeitos profundos sobre a relação entre seres humanos, máquinas e algoritmos no trabalho, afirma o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla original), em seu recente estudo The Future of Jobs Report 2018. A inovação tecnológica, que muitos chamam de Quarta Revolução Industrial, deve eliminar até 2022 cerca de 75 milhões de vagas de emprego em todo o mundo. Ao mesmo tempo, as novas tecnologias deverão ocasionar a criação de postos de trabalho em outras áreas. A estimativa é de que, em cinco anos, sejam criados 133 milhões de emprego, por força das mudanças tecnológicas. O resultado da conta é francamente positivo – mais 58 milhões de postos de trabalho em todo o mundo –, mas contém um desafio. Os novos empregos demandarão mais habilidades e melhor qualificação.

 

MUNDO SINDICAL

 

Souto Maior: Crítico da reforma trabalhista torna-se desembargador:
(Rede Brasil Atual; 19/09)
https://bit.ly/2xjvNDG

O juiz Jorge Luiz Souto Maior tomou posse como desembargador no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, em Campinas, interior paulista. Juiz do Trabalho desde 1993 e professor livre-docente na Universidade de São Paulo (USP), ele também é um dos principais críticos da Lei 13.467, a "reforma" trabalhista, ainda desde a tramitação do projeto no Congresso.

Veja aqui entrevista do juiz Souto Maior ao programa ‘Sala de Professores’ da TV Fepesp: https://youtu.be/2_VYG5z49J0

"É importante lembrar que a precarização do trabalho implica menor recolhimento de impostos e de contribuições previdenciárias, reduzindo as potencialidades da coisa pública, ainda mais se considerarmos também os termos da Emenda Constitucional 95/16 (que ganhou popularidade enquanto ainda era a PEC 241 ou 'PEC do fim do mundo', como era chamada), aprovada nesse mesmo período histórico, que congelou por 20 anos os gastos públicos", afirma.

 

Diretor do Diap reforça necessidade da pauta trabalhista
chegar aos candidatos

(Agência Sindical; 19/09)
https://bit.ly/2QIgqfS

Toninho Queiroz, diretor do Diap, recomenda forte atuação antes, durante e depois do pleito, na defesa da Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora, cujo objetivo é a retomada do crescimento, com geração de renda e preservação de direitos.

“O sindicalismo, por meio das Centrais, fez sua pauta chegar aos candidatos à Presidência. Portanto, eles já têm conhecimento dela. Em caso de segundo turno, é preciso procurar os presidenciáveis e reiterar essa agenda. Eleito um candidato, procurar novamente, chamar a atenção para os 22 itens num diálogo mais claro e efetivo”, diz.


Campinas: Sinpro faz Campanha “Professor não tem memória curta”
(Sinpro Campinas; 18/09)
https://bit.ly/2PPNi55

Nossa campanha “Professor não tem memória curta” pretende subsidiar a nossa categoria com informações sobre o posicionamento dos políticos na hora do voto. Mudar a correlação de forças no Congresso é um passo importante na luta para reverter a agenda de retrocessos impostos pelo governo atual.

Em 2017, a Câmara de Vereadores de Campinas aprovou em primeira votação o projeto “Escola Sem Partido”, que visa a cercear a liberdade do professor em sala de aula. Entre os vereadores que votaram a favor do projeto, três deles estão concorrendo a uma vaga para Deputado Estadual. Veja quem são eles.

 
E TEM MAIS
 

No centro da fogueira: gênero, raça e diversidade sexual nas eleições

(Carta Educação; 18/09)
https://bit.ly/2NmBquF

Agendas atacadas por grupos ultraconservadores, a promoção da igualdade de gênero e raça e o reconhecimento da diversidade sexual na educação marcam a polarização da disputa. Eleitoral.

 

Resgate do Museu Nacional demorará anos
e pode ter ajuda de impressoras 3D

(Estadão; 19/09)
https://bit.ly/2Dajy1l

Segundo a Diretora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, o Museu Nacional, que teve a maior parte da estrutura destruída por um incêndio neste mês, tem um backup atualizado em fevereiro de todo o acervo, o que permitirá que, mesmo que não seja possível de ser recuperado, possa ser reproduzido com a ajuda de novas tecnologias – como impressoras 3D.

 

 

ELEIÇÕES 2018

 

 

VEJA AQUI O SEU GUIA PARA AS ELEIÇÕES 2018 OU CLIQUE NESTE LINK:
http://fepesp.org.br/geral/noticias/quem-foi-quem