Carregando

Aguarde
14/09/2018

Federação e Diap atribuem notas
aos deputados federais por São Paulo

(Agência Sindical; 14/09)
https://bit.ly/2p6KZzj

 

Mais informações e todas as notas:
http://www.fepesp.org.br/geral/noticias/quem-foi-quem

 

A Federação dos Professores do Estado de São Paulo elaborou, em parceria com o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), publicação mostrando como foi a atuação dos 70 deputados federais do Estado na atual legislatura. O estudo, que atribui notas de zero a dez, visa orientar o voto na eleição de outubro.

Cada deputado foi avaliado com base na votação em cinco temas: terceirização, reforma trabalhista, teto dos gastos públicos, lei do pré-sal e reforma do ensino médio. Os que votaram contra as medidas receberam nota dois em cada votação; votos contra os trabalhadores, ausência e abstenção receberam nota zero.

O professor Celso Napolitano, presidente da Fepesp e do Diap, explicou à Agência Sindical que os temas das votações em plenário foram escolhidos de acordo com a relevância de cada um para os trabalhadores em geral e os professores, em especial.

“Esse levantamento é uma prestação de contas, que os próprios parlamentares deveriam fazer a respeito de sua atuação no Congresso – mas não fazem. Por isso, os resultados servem agora como orientação ao trabalhador da nossa categoria na hora do voto. Quem levou nota zero, ou abaixo do razoável, não deve ser reeleito”, afirma.

Boletim - O dirigente destaca que a publicação, que traz o título “Quem foi Quem nas votações mais importantes no Congresso” – em alusão ao célebre “Quem foi Quem na Constituinte...”, lançado pelo Diap em 1988 – será distribuído em toda a base.

Celso Napolitano adiantou que o material, em fase final de produção, deve começar a ser distribuído semana que vem. “Será entregue aos Sindicatos e, principalmente, a professores, que são formadores de opinião. Vamos distribuir aos estudantes em portas de escola, a fim de que também cheguem aos pais de alunos", comenta.

Conscientização - O professor ressalta que o estudo dá continuidade ao trabalho iniciado contra a reforma da Previdência, que acabou arquivada devido à pressão popular. Na época, a Fepesp distribuiu cem mil folhetos com a relação dos parlamentares por São Paulo, com o lema “quem votar contra nós não terá nosso voto”.

Mais informações: http://www.fepesp.org.br/geral/noticias/quem-foi-quem

 

Hoje (13/09),  no Clipping Fepesp, as principais notícias:

- ‘Reforma’ trabalhista e o trabalho intermitente ou parcial
- Os presidenciáveis e o Plano Nacional de Educação

 

 

EDUCAÇÃO BÁSICA
 


O ‘não’ do STF para a educação domiciliar
(Estadão;  13/09)
https://bit.ly/2CWmgYf

Agora, é preciso que haja uma fiscalização efetiva, com uma atuação imprescindível de assistente sociais, para conscientização e apuração de casos de pais que insistem em manter seus filhos na educação domiciliar. Sem dúvida, a decisão do STF privilegiou não apenas a socialização desses menores, mas principalmente a sociedade como um todo.

 

 

MUNDO SINDICAL
 

 

Reforma trabalhista: 78,4% dos postos
criados são intermitentes ou parciais

(Brasil Debate; 13/09)
https://bit.ly/2Mvfrg2

Desde a entrada em vigor da reforma, houve redução da ocupação em geral, mas em especial dos empregos com carteira assinada. Verifica-se a substituição dos contratos formais por outros atípicos, com o consequente aumento na desigualdade de renda.

 

ABC: Semana Paulo Freire Online
(Sinpro ABC; 13/09)
http://encurtador.com.br/gl045

“50 anos da Pedagogia do Oprimido", de 19 a 25 de setembro de 2018. Inscreva-se em: https://www.eadfreiriana.org.br/semanapedagogica e baixe gratuitamente texto inédito de Moacir Gadotti e o audiolivro "Pedagogia do Oprimido". 7 dias, 9 videoaulas, certificação de até 18 horas. Docentes: Moacir Gadotti, Mário Sérgio Cortella, Carlos Rodrigues Brandão, José Eustáquio Romão, Paulo Roberto Padilha, Ângela Biz Antunes, Francisca Pini, Sônia Couto e Sheila Ceccon.

 

São Paulo: Museu Lasar Segall promove cursos para professores
(Sinpro SP; 13/09)
https://bit.ly/2CW2jB0

Professores filiados ao Sinpros têm desconto de 10%. Apresente a carteirinha na hora da inscrição. Inscrições pelo email educa@mls.gov.br

 

 

E TEM MAIS:


Os presidenciáveis citam o Plano Nacional de Educação em suas propostas?
(Carta Educação; 13/09)
https://bit.ly/2OhPxOs

Dos 10 candidatos mais bem colocados nas pesquisas ao cargo de Presidência, apenas 4 citam política que estabelece metas para melhoria da educação.


BNCC E A DEFESA DA CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR
NAS CANDIDATURAS AO PLANALTO

(De Olho nos Planos; 13/09)
https://bit.ly/2QscEqV

O que preocupa, em praticamente todas as candidaturas, é a existência de um consenso sobre a necessidade de uma BNCC e a crença na redenção das mazelas educacionais pelo currículo. Política curricular – algo que temos de sobra no Brasil – não é currículo. A julgar pelo que trazem os programas das candidaturas ao Planalto, esse debate ainda vai longe.

 

PING:

Em Nova York, a mão do mercado ajudou a educação
(Exame; 13/09)
https://abr.ai/2p8nCFL