Carregando

Aguarde
12/09/2018

VEM AÍ: QUEM FOI QUEM
NAS VOTAÇÕES IMPORTANTES

Fepesp e Diap dão nota aos deputados federais por São Paulo
para orientar a sua escolha de candidatos. Folheto será distribuído pelos sindicatos integrantes e será publicado em versão expandida, com todos os detalhes do levantamento no site da Fepesp: http://www.fepesp.org.br .

 

 

Hoje (11/09),  no Clipping Fepesp, as principais notícias:

- STF volta a julgar educação domiciliar
- Mulheres: mais diplomas, menos empregos

 

EDUCAÇÃO BÁSICA
 

STF volta ao julgamento da educação domiciliar hoje:
“O STF e a educação: a Terra é plana”

(Jota; 12/09)
https://bit.ly/2Qpvm2E

Está programada para esta quarta-feira (12/9) a continuação do julgamento do recurso extraordinário sobre educação doméstica. Na semana passada, o relator do caso, Roberto Barroso, proferiu seu voto. Se a maioria do STF o seguir, será mais um duro golpe na educação brasileira. As conclusões do voto do relator são insustentáveis, porque se baseiam em inúmeros equívocos interpretativos e premissas mal fundamentadas.

Esse foi o começo da decisão do recurso extraordinário sobre educação domiciliar. Pode-se dizer que foi um começo pouco feliz. Mas a nau ainda não está à deriva. Há ainda dez ministras e ministros que podem corrigir seu rumo equivocado. É urgente que o façam. Se não o fizerem, a nau provavelmente despencará das bordas dessa nossa Terra plana.


321 escolas do ensino médio reprovam mais que o país
(Agora;  12/09)
https://bit.ly/2N6feVM

Levantamento com base no Censo Escolar 2017 do Ministério da Educação mostra que 321 escolas estaduais na cidade de São Paulo tiveram média de reprovação no ensino médio maior do que a taxa nacional. Os dados se referem ao ano passado, quando o estado estava sob a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), atual candidato do partido à Presidência.

 

Desafio Criativos da Escola tem inscrições abertas até 1 de outubro
(Carta Educação;  11/09)
https://bit.ly/2QrHSPd

Professores e estudantes do Ensino Fundamental ou Médio podem inscrever seus projetos, já finalizados ou ainda em andamento, pelo site da iniciativa. Ao todo serão selecionadas 11 ações que se destacarem por seu protagonismo, empatia, trabalho em equipe e criatividade.

Como parte da premiação, três estudantes e um educador de cada grupo selecionado participarão de atividades que serão realizadas em Fortaleza (CE), na primeira semana de dezembro. Os representantes das ações escolhidas por seu protagonismo e impacto social trocarão experiências, fortalecerão seus projetos e receberão prêmios em dinheiro para o projeto e para os professores responsáveis.


EDUCAÇÃO SUPERIOR


Mulheres conquistam mais diplomas,
porém menos empregos em países da OCDE

(Folha de S. Paulo; 12/09)
https://bit.ly/2OdzuRw

O número de mulheres que obtêm um diploma de graduação continua crescendo e é superior ao dos homens nos países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas elas seguem com um menor acesso ao mercado de trabalho - indicou a instituição nesta terça-feira.

O informe "Panorama da Educação 2018" revela que até a brecha entre sexos em relação à titulação aumentou na última década em favor das mulheres. Em 2017, 50% das mulheres entre 25 e 34 anos tinham ensino superior contra apenas 38% dos homens.

 

Brasil forma menos em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática
(Estadão; 12/09)
https://bit.ly/2x8j2ef

O Brasil está entre os países com menor porcentual de graduados nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês), segundo o relatório Education at a Glance publicado nesta terça-feira, 11. Para especialistas, atrair bons e mais estudantes para essa área é um dos caminhos para reforçar a economia de um país.

 

MUNDO SINDICAL


Sindicato não pode acionar empresa para cobrar contribuição
(Conjur; 10/09)
https://bit.ly/2Qferzw

O sindicato tem legitimidade para postular a contribuição sindical. No entanto, essa ação não pode ser contra a empresa, e sim contra os empregados. Isso porque a medida afeta diretamente um direito do empregado, devendo ser garantido a ele o exercício da legítima defesa.

Com esse fundamento, a 5ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) reformou decisão que havia obrigado uma indústria a descontar a contribuição sindical. Como a corte reconheceu a ilegitimidade da indústria em figurar como réu, a ação foi extinta sem julgamento do mérito.

 

Santos: Casa do Professor
(Sinpro Sorocaba; 08/08)
https://bit.ly/2p2tEHW

Em outubro, a Casa do Professor traz a palestra Saúde Vocal e Competência Comunicativa de Professores com a fonoaudióloga especialista em voz dra. Fabiana Zambon. Para se inscrever, basta preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail imprensa@sinprosantos.org.br, as vagas são limitadas. A oficina acontece dia 27 de outubro (sábado) das 14h às 16h, professores associados ao Sinpro tem a inscrição gratuita, professores não associados devem entrar em contato através do telefone (13) 3500-0570.

 

Advogada Zilmara Alencar, do DIAP, sistematiza a terceirização
(DIAP; 11/09)
https://bit.ly/2MnqbNf

Constitucionalizada em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a terceirização geral (atividades-meio e fim) das empresas exige a necessidade de ser compreendida a fundo. Isto porque empresas estão a confundir terceirização com pejotização, que são relações de trabalho distintas.

A 1ª edição da série, “Afinal, o que é Terceirização?”, explica os conceitos gerais de terceirização, discorre sinteticamente sobre sua origem, aborda a diferença entre terceirização e pejotização, percorre brevemente como se dá a terceirização no mundo e esclarece que a OIT (Organização Internacional do Trabalho), “até o momento não regulamentou nenhum documento, recomendação, convenção e muito menos uma declaração que estabeleça condições mínimas para os trabalhadores terceirizados.”

 

‘A terceirização não é para melhorar serviço, é para reduzir salário',
(Rede Brasil Atual; 12/09)
https://bit.ly/2x54QU9

Convidado de Juca Kfouri no programa "Entre Vistas", da TVT, o presidente nacional da CUT disse não imaginar uma sociedade que vai dar certo com mão de obra desqualificada, precarizada e piores serviços.

 

E TEM MAIS:

CONHEÇA O PERFIL DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
(Brasil de Fato; 11/09)
https://bit.ly/2CWX2cy

Brasil de Fato destrinchou o histórico e as principais propostas dos candidatos à presidência da República – já atualizado com a mudança de candidato do PT, de Lula para Fernando Haddad.