Carregando

Aguarde
11/09/2018

Hoje (10/09),  no Clipping Fepesp, as principais notícias:

- Salário de professores, desafio ao novo presidente
- Tecnologia não substitui escola

 

 

EDUCAÇÃO BÁSICA
 

 

"Tecnologia não substitui escola
nem pode aniquilar espaços de convivência"

(Folha de S. Paulo;  08/09)
https://bit.ly/2wYh9Rl

Por Cesar Callegari: “As novas tecnologias devem fortalecer a escola, não substituí-la. A educação básica precisa ser presencial. Educação a distância não deve ser admitida a não ser em casos excepcionais já previstos nas normas nacionais.

Crianças e jovens têm o direito a uma experiência escolar completa, intensiva e extensiva. Assim se tornarão cidadãos do mundo”.


Educação é o tema mais citado
por candidatos ao Legislativo em site de ‘match’

(Estadão; 09/09)
https://bit.ly/2oSRqGa

A educação é considerada tema prioritário para candidatos a deputado estadual federal e senador, segundo inscrições no novo site Tem Meu Voto. A plataforma, que está aberta a partir dessa segunda-feira para a população, pretende ajudar o eleitor a escolher em quem votar a partir dos interesses em comum.

Desde o dia 20 de agosto, candidatos estão sendo convidados a incluir suas propostas no site, que também usa informações da Justiça Eleitoral. Até agora, 913 concorrentes aos cargos do Legislativo escolheram seus temas prioritários; 45% deles mencionaram a educação, o índice mais alto entre todos os assuntos.

 

Melhorar formação e salários de professores
será desafio de presidente

(Exame;  08/09)
https://abr.ai/2MfkW28

Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), lei aprovada em 2014, país terá que melhorar não apenas os salários, mas também a formação.


Com crise, pais estão tirando filhos das escolas particulares
(O Tempo;  09/09)
https://bit.ly/2NpjZZV

Segundo o levantamento realizado pelo grupo Mercadológica com exclusividade para o jornal O TEMPO, que ouviu 609 pessoas em 45 municípios mineiros, em julho deste ano, 13% dos entrevistados tomaram alguma atitude em relação à educação de familiares em função da crise financeira. A maioria deles, 9,2%, passou os filhos da escola particular para a pública. Os demais migraram para uma escola mais barata (2,1%) ou buscaram desconto na mensalidade (1,5%).


Evento de Educação recebe grandes nomes internacionais;
inscrições são gratuitas

(Extra; 10/09)
https://glo.bo/2CDd9M0

O ‘Educação 360’ receberá nos dias 24 e 25 de setembro grandes nomes nacionais e internacionais da área. O evento — que neste ano será realizado nos museus do Amanhã e de Arte do Rio, ambos na Praça Mauá, Centro do Rio — é promovido pelos jornais O Globo e Extra com patrocínio de Sesi, Fundação Telefônica, Fundação Itaú Social, Colégio pH e Fundação Cesgranrio, apoio da Prefeitura do Rio e apoio institucional de TV Globo, Canal Futura, Unesco, Unicef e Todos pela Educação.

 

 

EDUCAÇÃO SUPERIOR


 

Grupos de educação investem em novas tecnologias via edtechs
(Folhapress; 09/09)
https://glo.bo/2CDd9M0

Grandes grupos educacionais, como Kroton, Ser Educacional e Ânima, começam a investir em parcerias com startups. O movimento tem uma justifica prática: a quantidade de novatas do setor, conhecidas como edtechs, tem crescido. Segundo mapeamento da ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e do Cieb (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), 364 startups oferecem soluções na área de educação, a maior parte delas em São Paulo.


Semesp entrega documento de política pública do ensino superior aos representantes dos candidatos à Presidência
(Semesp; 10/09)
https://bit.ly/2oWwwG0

O Semesp vai apresentar, nesta segunda-feira (10/09), na sede da entidade, a nova edição ampliada do Documento de Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior do Brasil aos representantes dos candidatos à Presidência da República, responsáveis pela área de educação, com o objetivo de debater ações consistentes e de longo prazo para o ensino superior do país, que possam ser consideradas como política de Estado, e não de governo.

Para o debate, que terá como mediador o coordenador da UC Semesp e professor da FGV, Marcio Sanches, estão confirmadas as presenças de Diogo Costa (Novo), Veveu Arruda (PDT), Washington Bonfim (PSDB), Stravos Xanthopoylos (PSL), Daniel Cara (PSOL), André Stabile (REDE), bem como a participação de educadores do Brasil e da Austrália.


MUNDO SINDICAL
 

 

Eleições no SinproVales
(SinproVales; 10/09)
https://bit.ly/2Cd5kwc

Com uma urna interna (foto) e urna itinerante, o SinproVales realiza eleições para sua diretoria entre hoje e sexta-feira, dia 14.

 

Campinas: VI Encontro Regional de ensino de Geografia
(Sinpro Campinas; 08/08)
https://bit.ly/2Qfs6H3

O tema central a ser debatido durante o V Encontro Regional de Ensino de Geografia (6ª EREG) será “Ensinar Geografia com a Diferença e a Política”, cuja escolha se deu em virtude das recentes políticas implementadas e/ou em discussão em diferentes esferas políticas que impactam e tensionam diretamente o sistema educacional brasileiro e o Ensino de Geografia.


Estudo do Diap mostra como congressistas votaram
sobre direitos dos trabalhadores

(Rede Brasil Atual; 05/08)
https://bit.ly/2Qfs6H3

Posicionamento na entrega do pré-sal, na terceirização sem limites, na "reforma" trabalhista, no teto de gastos sociais e em outros golpes nos trabalhadores podem ajudar o eleitor a decidir como votar.

 

VEM AÍ: iniciativa Fepesp/Diap dá nota aos deputados federais para ajudar o professor e o auxiliar a saber quem votou a favor de quem trabalha. Lá atrás prometemos: quem votou contra nós não terá nosso voto. Agora vamos mostrar quem são os que merecem nosso voto.

 

CHARGE DE SÁBADO

 

 

Veja mais aqui: http://fepesp.org.br/geral/noticias/a-charge-de-sabado

 

Incêndio no Museu Nacional:  A saga do traficante de escravos portuense que deu a D. João VI o palácio que agora ardeu no Rio de Janeiro
Observador; 08/09)
https://bit.ly/2NyaLua

Há um pecado original no edifício do Museu Nacional que no passado domingo foi devorado pelas chamas no Rio de Janeiro. O palácio passou a ser a residência da família real portuguesa pouco depois da sua chegada ao Brasil, em 1808. A forma como a quinta da Boa Vista foi oferecida ao príncipe regente, D. João VI, por um traficante de escravos nascido no Porto, e as benesses que o monarca lhe deu em troca levaram a que o caso fosse invocado, dois séculos mais tarde, por um dos implicados na operação Lava Jato, como sendo o início da corrupção contemporânea no Brasil.


E TEM MAIS
 


O que 10 presidenciáveis propõem para a educação
(Carta Educação; 05/09)
https://bit.ly/2Qctavd

Prioridade. Esta é a palavra mais associada à educação, sobretudo, em tempos de campanhas eleitorais. Nos programas das candidaturas à presidência do País, várias são as promessas de compromisso com a agenda e com a melhoria dos índices educacionais.

 

Piora no ensino marca administrações de 7 governadores
que tentam reeleição

(Estadão; 09/09)
https://bit.ly/2O586oZ

Dos 16 governadores que tentam a reeleição, 7 registraram piora em suas redes de ensino entre 2015 e 2017. Isso aconteceu em Minas Gerais, Bahia, Roraima, Amapá, Maranhão, Amazonas e no Distrito Federal. Segundo tabulação feita pelo Estado, as redes estaduais tiveram queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino fundamental ou médio. O Ideb, divulgado semana passada, é o principal indicador de qualidade do ensino brasileiro e junta notas de Português e Matemática com índice de alunos aprovados de cada Estado.

 

Contra a vontade popular
(Blog JSFaro; 07/09)
https://bit.ly/2N01b42

Por Chico Bicudo: “São mais do que fartas as evidências que revelam uma operação casada entre os diferentes atores do golpe de 2016 para fazer do capitão das trevas o candidato do sistema nas eleições, já atuando para movimentar inclusive as placas tectônicas que irão se chocar no segundo turno”.


Artigo: ‘Ainda bem que o teto de gastos está caindo’
(Poder 360; 05/09)
https://bit.ly/2Mi7U3M

Opinião, por José Paulo Kupfer: “Há defeitos evidentes no desenho da PEC 95, além do longuíssimo período de vigência, inédito no mundo, que pretendia amarrar quatro mandatos presidenciais e meio. Um deles é a correção do montante anual de gastos pela inflação.

À maneira da velha correção monetária, que nasceu para colocar panos quentes na disputa de renda pelas classes sociais e terminou se tornando motor autônomo de mais inflação, essa indexação estimularia a mitigação do conflito distributivo pela via inflacionária”.