Carregando

Aguarde
18/05/2018

Hoje (17/05),  no Clipping Fepesp, as principais notícias:

- Professor de escola particular cogita greve contra redução de direitos
- Quais as consequências da aquisição da Somos Educação pela Kroton? | por Theresa Adrião (Unicamp) e Romualdo Portela de Oliveira (USP)

 

cid:image003.jpg@01D3AA2A.8DAADD90

Professor de escola particular cogita greve contra redução de direitos
(Veja; 16/05)
https://abr.ai/2ItC9Uu

Os professores das escolas particulares do estado de São Paulo ameaçam entrar em greve em protesto contra a proposta das escolas de retirar direitos da categoria após a entrada em vigor da reforma trabalhista, em novembro do ano passado. Entre os direitos ameaçados estão bolsa de ensino para filhos de professores e redução do período de recesso.

Sinpro ABC: Mobilização gera conquista!
(16/05)
https://bit.ly/2rQPpeE

O sindicato patronal, que representa as instituições de Educação Básica, desistiu de impor itens como férias parceladas e banco de horas aos professores e professoras. Isso ocorreu, principalmente, devido à mobilização dos sindicatos dos docentes que se preparam para uma possível greve, caso não haja entendimento entre as partes com relação à Campanha Salarial 2018, e manutenção da Convenção Coletiva.

Sinpro Campinas: Professores em Estado de Greve! Assembleia dia 19/05!
(16/05)
https://bit.ly/2k3OeVK

No vídeo, o diretor do Sinpro e secretário geral da Fepesp, Paulo Nobre, explica sobre o andamento da Campanha Salarial dos Professores da Educação Básica.

Sinpro SP: Em ato na Câmara, professores recebem apoio à luta pela Convenção Coletiva
(14/05)
https://bit.ly/2rPOsTP

O SinproSP promoveu na Câmara Municipal, dia 12/05, um ato em defesa dos direitos coletivos dos professores. evento reuniu manifestações de apoio à luta da categoria e música.

 

cid:image010.jpg@01D3700B.95059AC0

Pesquisa revela descrença da sociedade com as “reformas”
(Diap; 15/05)
https://bit.ly/2wMYn2v

As “reformas” a que se referem são a Fiscal e a Trabalhista. E a pesquisa envolve ainda temas como emprego, renda, saúde, educação e segurança. Setores essenciais e extremante sensíveis ao desenvolvimento do país.

Propaganda de Temer omite perda de emprego com carteira
(Rede Brasil Atual; 16/05)
https://bit.ly/2GrVGmf

Governo anuncia "volta" dos empregos, mas só divulga parte dos dados. Em dois anos, país perdeu postos de trabalho com carteira assinada. E taxa de desemprego subiu.

Reforma trabalhista e seus efeitos na relação sindical
(Folha Londrina; 14/05)
https://bit.ly/2Kuf3xK

O legislador atendendo aos anseios governistas, sem dar a legítima importância aos efeitos da reforma, promulgou a Lei nº 13.467/17, a reforma trabalhista, tendo como resultado o surgimento de insegurança jurídica e maior acirramento nas relações entre empregadores, empregados e sindicatos.

 

cid:image003.jpg@01D3C02F.D6D5AD40

Base: para garantir formação, é preciso revisar o que deu certo (ou errado)
(Nova Escola; 09/05)
https://bit.ly/2I5HFk2

A aprovação da versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de 2017 tem um impacto direto na sala de aula e, consequentemente, vai exigir que os professores passem por um processo intenso de formação. “Eles vão precisar passar por formações continuadas”, afirmou Elba Siqueira, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC) durante o Ciclo de Debates: A Formação de Professores no Contexto da BNCC, iniciativa do Instituto Ayrton Senna e da Fundação Itaú Social.

Só cadernos de economia destacam fusão da Kroton e Somos
(Jeduca; 15/05)
https://bit.ly/2wPmnSr

A aquisição do Somos pela Kroton deverá mexer com a vida de mais de 1,2 milhão de alunos e 95 mil professores só no segmento privado. A fusão de dois dos maiores grupos educacionais do país pode ter ainda implicações nas escolas públicas. Apesar disso, a notícia circulou predominantemente nas editorias de economia, recebendo, portanto, um tratamento de negócio, sem levar em conta aspectos relacionados à educação.  

MP entra com ação contra prefeitura do Rio por terceirizar educação
(Exame; 16/05)
https://abr.ai/2rSZzvB

O Ministério Público Estadual entrou com uma ação na Justiça contra a prefeitura do Rio de Janeiro, por terceirização irregular na educação infantil. De acordo com o Ministério Público, a prefeitura tem contratado auxiliares de atendimento à criança que não atendem à qualificação legal exigida para profissionais da educação.

 

Kroton caiu demais na Bolsa e é oportunidade, avalia Bradesco
(Money Times; 15/05)
https://bit.ly/2KzlH5U

As ações da Kroton (KROT3) recuaram quase 40% em 2018 e agora são uma oportunidade, avalia o Bradesco em um relatório enviado a clientes. “Achamos que essa queda não condiz com a geração de caixa da Kroton, com o plano de expansão orgânica e com a aquisição da Somos Educação”, explica o analista Luciano Campos.

‘Não podemos permitir que a educação seja um serviço como qualquer outro’
(Sul21; 16/05)
https://bit.ly/2L5UNDA

A privatização do ensino superior público avança sobre a América Latina. Esta é a avaliação feita por Eduardo Rolim, diretor de Relações Sindicais do Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (Adufrgs-Sindical) e diretor de Relações Internacionais do Proifes-Federação, em entrevista ao Sul21.

 

cid:image005.jpg@01D399AD.29BCD730

Suicídios, um tema desafiador na cobertura de educação
(Jeduca; 15/05)
https://bit.ly/2wRmhtA

Dois suicídios de alunos do Colégio Bandeirantes, uma das escolas mais tradicionais de São Paulo, ocorridos no intervalo de 12 dias, reacenderam entre os jornalistas de educação um debate bastante antigo na imprensa: deve-se noticiar casos desse tipo? E de que forma?

Ministro da Educação expõe programas do setor e é questionado por senadores
(Senado; 15/05)
https://bit.ly/2IqpG7U

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) recebeu nesta terça-feira (15) o ministro Rossieli Soares da Silva. Os senadores perguntaram ao ministro da Educação sobre cortes no orçamento da pasta.

Quais as consequências da aquisição da Somos Educação pela Kroton? | por Theresa Adrião (Unicamp) e Romualdo Portela de Oliveira (USP)
(Anped; 15/05)
https://bit.ly/2KwFaE0

A aquisição do SOMOS Educação pela Kroton evidencia mais uma consequência da equivocada política de desregulamentação da oferta educacional por grupos privados efetivada pelo governo brasileiro que induz a presença de corporações associadas ao capital financeiro como fornecedores prioritários, tanto da oferta direta da educação, quanto na de insumos educacionais, descaracterizando a educação como direito do cidadão e dever do Estado e alimentando a criação de mercados educacionais diversos.

Após denúncia, ministro demite presidente do INSS
(Valor; 17/05)
https://bit.ly/2Ku9ejS

Lopes foi demitido após reportagem do jornal "O Globo" revelar que ele contratou a empresa RSX Informática para fornecer programas de computador para o INSS. A RSX funcionava em uma loja de bebidas.

Fonte: FEPESP