Carregando

Aguarde
14/05/2018

Hoje (14/05), no Clipping Fepesp, as principais notícias:

- Receita menor com Fies afeta setor privado 
- Conflitos trabalhistas continuarão, diz presidente do TRT de São Paulo


CAMPANHA SALARIAL 2018

 

Sem reajuste, professores de escolas particulares podem entrar em greve

(Portal Região Oeste; 11/05)
https://bit.ly/2KYnamY
Com a recusa do sindicato que representa donos de escolas particulares em negociar reajuste salarial, professores e auxiliares de administração escolar decidiram em assembleia assumir o estado de greve nas escolas, vestir preto toda terça-feira como forma de protesto e a realizar mobilização nas ruas. Uma nova assembleia será realizada no próximo dia 19, às 14 horas.


MUNDO SINDICAL

 

Seguro-desemprego puxa queda em outras despesas obrigatórias e reduz pressão no FAT 
(Valor; 14/05)
https://bit.ly/2Iegxzm
Enquanto o gasto federal deste ano sofre pressão da Previdência e do funcionalismo público, o governo tem ganho algum fôlego com a redução das outras despesas obrigatórias.

 

Conflitos trabalhistas continuarão, diz presidente do TRT de São Paulo
(RBA; 11/05)
https://bit.ly/2GcNyWM
Para o presidente do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2, o maior do país, com atuação na capital, região metropolitana e Baixada Santista), desembargador Wilson Fernandes, é precipitado fazer uma avaliação mais profunda dos efeitos da Lei 13.467, da "reforma" trabalhista, que completa seis meses nesta sexta-feira (11).

 

Seis meses da nova lei trabalhista: insegurança, dúvida e precarização
(RBA; 11/05)
https://bit.ly/2IeltnT
A Lei 13.467, de "reforma" da legislação trabalhista, completa nesta sexta-feira (11) seis meses de vigência. Foi feita, conforme a propaganda oficial, em nome da "modernização" e da ampliação da oferta de vagas.


ENSINO SUPERIOR

 

Receita menor com Fies afeta setor privado
(Valor; 14/05) 
https://bit.ly/2rGRKsB
A bonança do Fies está chegando ao fim. Apesar de o programa de financiamento estudantil do governo ter encolhido drasticamente nos últimos quatro anos, os grupos de ensino superior privado ainda contavam com mensalidades de cerca de 1,3 milhão de alunos que contrataram o financiamento entre 2013 e 2014, ápice do programa.


EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Câmara quer impor mordaça obscurantista a professores do país
(Folha; 14/05) 
https://bit.ly/2ImRhTp
Uma comissão especial da Câmara dos Deputados deve aprovar nos próximos dias um dos projetos mais vergonhosos da atualidade, a chamada Escola Sem Partido.

 

Educação financeira entra em nova fase no currículo escolar
(Valor; 14/05) 
https://bit.ly/2rH3w6t
No alto dos seus 15 anos, Maria Luiza da Costa Tavolari, apresenta o orçamento familiar aos colegas de classe. Parte de uma renda fictícia de R$ 25 mil, conforme proposto no exercício, para listar despesas da casa, como conta de luz, água, impostos e alimentação, bem como os gastos com transporte, saúde e mensalidade escolar.


ASSUNTOS GERAIS

 

Kroton Educacional: expansão e sujeição de todos ao trabalho
(Justificando; 09/05) 
https://bit.ly/2IHxTUU
Os veículos de mídia deram grande destaque à compra do Grupo Somos Educação (ex-Abril Educação) pela “módica” quantia de $4,6 bilhões pela holding Saber do Grupo Kroton Educacional (que já incluía os grupos Anhanguera, Unopar, Fama, Pitágoras e Uniderp).

 

Dois anos de Temer, o presidente mais detestado da Nova República
(Forum; 12/05)
https://bit.ly/2rGZLh7
Compilação das mais de 200 pesquisas de avaliação de governo feitas pelo Datafolha nas últimas três décadas mostra que a média do atual presidente da República nesses 24 meses é pior até mesmo do que a dos antecessores que sofreram impeachment, Dilma Rousseff e Fernando Collor.

 

Fonte: FEPESP