Carregando

Aguarde
11/05/2018
Hoje (11/05), no Clipping Fepesp, as principais notícias:
 
- Quatro em cada 10 professores não têm formação adequada, diz ministro
- Chefe da CIA disse que Geisel assumiu controle sobre execuções sumárias na ditadura
 
 
CAMPANHA SALARIAL 2018
 
 
 
Carta aberta dos professores do Anglo à sociedade e aos pais dos alunos da rede privada de ensino de Osasco e região
(Sinpro Osasco; 10/05)
https://bit.ly/2IeFC9s
Se há um ponto em que certamente todos concordamos e por onde gostaríamos de iniciar é quando dizemos que queremos um mundo melhor para todos. Para nós, professores, a construção de um mundo melhor está intimamente ligada à educação que damos às novas gerações nas escolas deste país. A educação na escola, por sua vez, insere-se em um contexto muito maior, social e histórico, que a transcende e é de responsabilidade de toda a sociedade.
 
Sinpro SP: Carta do Sindicato às escolas privadas de educação básica
(Sinpro SP; 10/05)
https://bit.ly/2wxqlz8
 
Sinpro Osasco: Carta aberta dos professores, pais e alunos
(Sinpro Osasco; 10/05)
https://bit.ly/2I8xYBs
Se há um ponto em que certamente todos concordamos e por onde gostaríamos de iniciar é quando dizemos que queremos um mundo melhor para todos. Para nós, professores, a construção de um mundo melhor está intimamente ligada à educação que damos às novas gerações nas escolas deste país. A educação na escola, por sua vez, insere-se em um contexto muito maior, social e histórico, que a transcende e é de responsabilidade de toda a sociedade.
 
Sinpro Santos: Sindicato dos professores estuda paralisação
(A Tribuna; 10/05)
https://goo.gl/UStoZq
Segundo o presidente do sindicato, o professor Walter Santos, a tensão está maior para professores do ensino básico.
 
 
ASSUNTOS GERAIS
 
 
Chefe da CIA disse que Geisel assumiu controle sobre execuções sumárias na ditadura
(Folha; 10/05)
https://bit.ly/2KQL0B2
Em um documento secreto de 1974 liberado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, o chefe da CIA afirma que o ex-presidente Ernesto Geisel (1974-1979) aprovou a continuidade de uma política de "execuções sumárias" de adversários da ditadura militar.
 
Procuradoria dos Direitos do Cidadão cobra esclarecimentos no caso de professora afastada após aula sobre História Afro
(MPF; 09/05)
https://bit.ly/2FYKGgf
Episódio ocorreu na cidade de Juazeiro do Norte (CE). Desde 2003, a Lei Federal 10.639 incluiu a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo da rede pública.
 
Neoliberalismo de Temer trouxe a nova segregação social - Marcio Pochmann
(Agência Sindical; 09/05)
https://bit.ly/2rAWnVe
Com o governo Temer, a volta do receituário neoliberal – somente possível sem o respeito à vontade popular – trouxe consigo uma nova forma de manifestação da segregação social no Brasil. Isso porque no ano de 2017, por exemplo, a pobreza, enquanto medida de distanciamento de um padrão digno de vida, terminou por crescer mais acentuadamente nos segmentos que até pouco tempo pareciam estar protegidos, como brancos, homens, mais escolarizados e adultos.
 
Quatro em cada 10 professores não têm formação adequada, diz ministro
(Agência Brasil; 09/05)
https://bit.ly/2K85Xq3
A informação foi dada nesta quarta-feira (9) pelo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, em apresentação na comissão temática da Câmara dos Deputados.
 
Gratuidade no Enem será automática para estudante de escola pública
(Agência Brasil; 09/05)
https://bit.ly/2rx0pxQ
Os estudantes da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, mesmo os que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição.
 
 
MUNDO SINDICAL
 
 
Contraponto à reforma de Temer, Estatuto do Trabalho avança no Senado (Agência Sindical; 11/05)
https://bit.ly/2wDeHTs
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado recebeu sugestão legislativa sobre a instituição do Estatuto do Trabalho, proposta de código que tem o objetivo de se contrapor à reforma trabalhista. O texto, elaborado por um Grupo de Trabalho criado em uma subcomissão temporária, foi apresentado na quinta (10). A iniciativa é do senador Paulo Paim (PT-RS).
 
Nos seis meses da lei trabalhista, Paim e juízes apresentam 'nova CLT'
(Rede Brasil Atual; 10/05)
https://bit.ly/2rzH0gh
Ainda sob a forma de sugestão legislativa, uma proposta apresentada nesta quinta-feira (10) no Senado defende a elaboração de novas regras para regulamentar a área trabalhista, um dia antes de a Lei 13.467, de "reforma" da legislação, completar seis meses de vigência. "Hoje apresentamos a nova CLT", afirmou o senador Paulo Paim (PT-RS), autor do relatório do Estatuto do Trabalho.
 
TRT profere decisão favorável ao imposto sindical no Litoral Norte
(A Tribuna; 01/05)
https://glo.bo/2rAG1Nb
O caráter facultativo da contribuição sindical instituído pela recente reforma trabalhista foi considerado inconstitucional pelo desembargador João Batista Martins César, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, ao julgar pedido liminar de mandado de segurança.
Sinpro ABC: Responda pesquisa - Comunicação Sinpro
(Sinpro ABC; 10/05)
https://bit.ly/2wxocmX
O objetivo é saber se os docentes tem conhecimento das ações promovidas e informes divulgados pelo sindicato, e através de quais canais se efetiva essa comunicação, bem como avaliar se há ruídos (dicotomia) nesse processo.
 
Sinpro Jundiaí: Maio Lilás
(10/05)
https://bit.ly/2rGci5x
O Ministério Público do Trabalho lançou, na última segunda-feira, dia 7, a campanha Maio Lilás, que objetiva resgatar os direitos dos trabalhadores ameaçados pela reforma trabalhista de Michel Temer (Lei 13.467/17).
 
Sinpro Santos: Comunicado de Assembleia
(11/05)
https://bit.ly/2KSBVrG
Desde o início do ano, o Sindicato dos Professores de Santos e Região tem procurado encaminhar as negociações salariais com responsabilidade. Professores e sindicato optaram por uma pauta enxuta, que prioriza a renovação integral da Convenção Coletiva.
 
Questão fiscal e reforma da Previdência são prioridades, diz Arida
(Valor; 11/05)
https://bit.ly/2IrvQEj
Em evento promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP), o economista reforçou a necessidade de um ajuste fiscal via corte de gastos e redução de renúncias tributárias, sem aumento de impostos.
 
Governo não desistiu de mudar reforma trabalhista, diz ministro
(Valor; 11/05)
https://bit.ly/2I76ThU
O ministro do Trabalho, Helton Yomura, afirmou ontem ao Valor que o governo não desistiu de fazer ajustes na reforma trabalhista, que completa hoje seis meses que entrou em vigor, por meio de projeto de lei ou medida provisória.
 
 
EDUCAÇÃO BÁSICA
 
 
Educação Infantil ganhará avaliação nacional
(Nova Escola; 10/05)
https://bit.ly/2rAkxQv
As avaliações educacionais em larga escala realizadas no Brasil nunca contemplaram a Educação Infantil. Mas isso deve mudar nos próximos anos. “Vamos tentar fazer já em 2019 [a avaliação], mas não é simples. Provavelmente a teremos em 2021”, disse Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
Fonte: FEPESP